Central Eletrônica: Clonagem com o K-Tag

banner clonagem de central com k-tag

Clonagem com o K-Tag – Um tema que está em alta é o serviço de reparo da central eletrônica de injeção, que pode ter alguma avaria ou defeito em seu hardware. Existem inúmeras formas de realizar este serviço, seja trocando componentes ou o software da ECU.

Como função extra é possível ainda realizar a clonagem desta peça através do K-Tag versão Master e Slave. Neste vídeo vamos demonstrar como é feito este procedimento na prática:

Confira passo a passo como é feito para localizar as informações e o procedimento para clonar uma central BOSCH EDC16C8.

Central Eletrônica Bosh EDC16C8

A central eletrônica utilizada neste exemplo é a EDC16C8, equipada nos veículos Volkswagen modelo Delivery 5-140 ou 8-150.

Para realizar a clonagem de qualquer central é preciso ter alguns cuidados como:

  • Só é possível realizar a clonagem em centrais com o mesmo hardware, ou seja, elas precisam ser idênticas para assim conseguir fazer a troca de software sem a remoção de nenhum componente.
  • A Prado Powerchips entrega para os seus clientes um sistema online de consulta de veículos. Este link está disponível em nosso site no ícone “Sistema”, o qual pode ser acessado pelo celular ou computador.
Sistema Prado Powerchips
Sistema de consultar veículos Prado Powerchips, acesse: app.pradopowerchips.com.br
  • Ao logar é possível efetuar uma busca pelo veículo através do modelo da central eletrônica. Neste caso, uma BOSCH versão EDC16C8, e verificar qual o equipamento necessário para realizar o procedimento de leitura e gravação da ECU. Como podemos ver são listados dois modelos de caminhões. Clicando na lupa no canto esquerdo podemos visualizar as informações sobre este veículo. Vou até o campo de equipamentos e verifico qual é o protocolo para realizar o procedimento, neste caso o 342.
Busca Edc16c8

Em seguida abrimos o Software K-Suite, responsável pelo gerenciamento do K-Tag, e nele escolhemos o protocolo de leitura para a central EDC16C8.

Vamos fazer o passo a passo da clonagem:

  1. Clicamos para abrir os protocolos do K-Tag:
Botão K-tag
  1. Selecionamos a categoria do veículo, neste caso Caminhão
Botão Caminhão
  1. Procuramos pela Marca, Modelo e confirimos o sistema de injeção eletrônico. Como podemos ver, uma Bosh EDC16C8.
K-suite - Buscar veículo
  1. Abrimos o manual e verificamos qual é o procedimento indicado para comunicação com a central.
Manual K-suite
  1. Ao abrir o manual de operação, descobrimos qual é o processo e quais os acessórios necessários para realizar a clonagem desta central eletrônica de injeção. Aqui vamos utilizar:
  • Base Metálica
  • Adaptador 14AM00T01M
  • Cabo de fita 144300T100
Ao conferir, minimizamos o manual e seguimos com o procedimento de clonagem. Nesta tela vamos visualizar as seguintes informações:
  1. Dados da ECU: Identificamos a Central eletrônica e conferimos se a conexão está correta e qual é a versão de SW e Hardware. Neste caso na Central 01 o SW é 1037392308.
Dados Ecu clonagem
  1. Como procedimento de segurança é possível ler o Backup da central 01, ou seja, fazer uma cópia de segurança das informações que estão gravadas nela. Ao clicar em ler backup, o K-tag vai obter todas as informações que estão gravadas na central 01. Na sequencia será aberto uma nova janela para salvar este backup no computador. Observe que logo abaixo aparece a seguinte mensagem: leitura concluída com sucesso.
Ler Backup clonagem
  1. Em seguida, iniciamos o procedimento de clonagem da central clicando no botão clonar central e será iniciado o processo de clonagem. Ao finalizar o K-Suite solicita que desconecte a central 01 e conecte a central 02. Clicando em ok podemos ver que o processo está em andamento. Após concluir aparecerá a mensagem: clonagem da central completa.
Funções especiais clonagem

Como podem ver é um procedimento simples e que pode ajudar em diversas situações no dia a dia.


Que conhecer mais sobre os equipamentos da Alientech?

Confira outros assuntos relacionados aos equipamentos logo abaixo:

Conheça o K-Tag:

Quer aprender como trabalhar com chip de potência?

Desenvolvemos um Guia completo que explica o que você precisa fazer para começar a trabalhar com o serviço de chip de potência!

Ebook Revendedores clonagem

Como funcionam os equipamentos Alientech?

Assista essa série de videos onde explicamos em detalhes tudo sobre os equipamentos de reprogramação da Alientech!

workshop equipamentos clonagem k-tag
Comentários
shares
error: Content is protected !!