Central Eletrônica: clonagem com o K-Tag

Um tema que está em alta é o serviço de reparo da central eletrônica de injeção, que pode ter alguma avaria ou defeito em seu hardware. Existem inúmeras formas de realizar este serviço, seja trocando componentes ou o software da ecu. Como função extra é possível ainda realizar a clonagem desta peça através do K-Tag versão Master e Slave. Neste vídeo vamos demonstrar como é feito este procedimento na prática.

Confira passo a passo como é feito para localizar as informações e o procedimento para clonar uma central BOSCH EDC16C8.

Central Eletrônica Bosh EDC16C8

A central eletrônica utilizada neste exemplo é a EDC16C8, equipada nos veículos Volkswagen modelo Delivery 5-140 ou 8-150.

Para realizar a clonagem de qualquer central é preciso ter alguns cuidados como:

Só é possível realizar a clonagem em centrais com o mesmo hardware, ou seja, elas precisam ser idênticas para assim conseguir fazer a troca de software sem a remoção de nenhum componente.

A Prado Powerchips entrega para os seus clientes um sistema online de consulta de veículos através do link: app.pradopowerchips.com.br. Este link está disponível em nosso site no ícone “Sistema”, o qual pode ser acessado pelo celular ou computador.

Sistema Prado Powerchips
Sistema de consultar veículos Prado Powerchips, acesse: app.pradopowerchips.com.br

Ao logar é possível efetuar uma busca pelo veículo através do modelo da central eletrônica. Neste caso, uma BOSCH versão EDC16C8, e verificar qual o equipamento necessário para realizar o procedimento de leitura e gravação da ECU. Como podemos ver são listados dois modelos de caminhões. Clicando na lupa no canto esquerdo podemos visualizar as informações sobre este veículo. Vou até o campo de equipamentos e verifico qual é o protocolo para realizar o procedimento, neste caso o 342.

Busca Edc16c8

Em seguida abrimos o Software K-Suite, responsável pelo gerenciamento do K-Tag, e nele escolhemos o protocolo de leitura para a central EDC16C8.

Vamos fazer o passo a passo:

Clicamos para abrir os protocolos do K-Tag

Botão K-tag

Selecionamos a categoria do veículo, neste caso Caminhão

Botão Caminhão

Procuramos pela Marca, Modelo e confiro o sistema de injeção eletrônico. Como podemos ver, uma Bosh EDC16C8.

K-suite - Buscar veículo

Abrimos o manual e verificamos qual é o procedimento indicado para comunicação com a central.

Manual K-suite

Ao abrir o manual de operação, descobrimos qual é o processo e quais os acessórios necessários para realizar a clonagem desta central eletrônica de injeção. Aqui vamos utilizar:

  • Base Metálica
  • Adaptador 14AM00T01M
  • Cabo de fita 144300T100

Ao conferir, minimizamos o manual e seguimos com o procedimento de clonagem. Nesta tela vamos visualizar as seguintes informações:

Dados da Ecu: identificamos a Central eletrônica e conferimos se a conexão está correta e qual é a versão de SW e Hardware. Neste caso na Central 01 o SW é 1037392308.

Dados Ecu

Como procedimento de segurança é possível ler o Backup da central 01, ou seja, fazer uma cópia de segurança das informações que estão gravadas nela. Ao clicar em ler backup, o K-tag vai obter todas as informações que estão gravadas na central 01. Na sequencia será aberto uma nova janela para salvar este backup no computador. Observe que logo abaixo aparece a seguinte mensagem: leitura concluída com sucesso.

Ler Backup

Em seguida, iniciamos o procedimento de clonagem da central clicando no botão clonar central e será iniciado o processo de clonagem. Ao finalizar o K-Suite solicita que desconecte a central 01 e conecte a central 02. Clicando em ok podemos ver que o processo está em andamento. Após concluir aparecerá a mensagem: clonagem da central completa.

Funções especiais

Como podem ver é um procedimento simples e que pode ajudar em diversas situações no dia a dia. Ficou interessado em saber mais informações sobre os equipamentos da Alientech?

Deixe o seu comentário sobre o vídeo ou se cadastre no formulário abaixo que vamos compartilhar contigo mais informações sobre o K-tag.


Comentários